Projeto Pedagógico

Da escuta atenta do professor, surgem os projetos, as investigações!

Trabalhar por projetos é levar em consideração o que as crianças perguntam, como pensam e de que modo aprendem. É uma forma de organizar o trabalho que, com metas claras de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos, proporcione situações significativas nas quais atividades de exploração e criação substituam as rotineiras tarefas de treino e repetição, criando um ambiente em que possam investigar,
solucionar problemas, fazer reflexões, comparar o que sabem com o que é novidade, experimentar o que vivem, para, então, construir novos conhecimentos.

A aprendizagem se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdo. As crianças desenvolvem habilidades não cognitivas, ou sócio emocionais que são fundamentais para a formação integral. Conviver, negociar, argumentar, respeitar a opinião do outro, lidar com frustrações, colaborar, trabalhar em equipe, são algumas dessas habilidades.

Dentro de todos os projetos trabalhamos todas as áreas de conhecimento sendo: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Jogos dramáticos, Música, Corpo e movimento (Educação Física) e Culinária.

O mais interessante é que o resultado de um projeto será sempre uma ação ou um produto. Desse modo, as crianças veem suas aprendizagens se transformarem em algo concreto – um texto, uma poesia, uma construção com sucata ou argila, uma obra de arte, enfim, tudo o que a criatividade e a sensibilidade permitirem para construir a memória do trabalho.

Mais do que conteúdos e informações, estimula nas crianças o
pensamento científico, atitudes de pesquisadores e  pensadores, ou seja, pessoas que perguntam, investigam, criam, interagem, acolhem e vão buscar, em conjunto com os colegas, as respostas sobre o que desconhecem.

Notícias