Projetos e metodologia ativa de ensino

As metodologias tradicionais já não suprem algumas demandas dos novos alunos, visto que os alunos de hoje já nasceram conectados e vivem uma realidade em que o incentivo é totalmente voltado ao dinamismo e o desenvolvimento de habilidades (soft skills).

Pensando nisso a Escola Infantil Peteleco acredita que, por conta da mudança no protagonismo em sala de aula, com abordagens inovadoras e diferentes, o aluno se coloca em uma posição mais ativa, sendo ele mesmo o condutor de seu próprio conhecimento (em conjunto, é claro, com seus colegas de classe e Professora).

O principal objetivo da metodologia ativa de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta da Escola Peteleco  é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.

Aprendizagem baseada em projetos: Também conhecida como project-based learning (PBL), busca trazer o aprendizado para os alunos a partir da aplicação prática de conceitos abordados nas aulas. Sendo assim, fica mais fácil a compreensão do tema e a sua finalidade na vida real. Além de desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Neste cenário, os alunos são agentes ativos do seu aprendizado e responsáveis pela execução do projeto e o professor assume papel de mentor, orientando a construção da aprendizagem dos alunos.